Como garantir a qualidade e a saúde de seu consumidor final
- Norpacific
- Aug 5, 2021
- 2 min read
Atentar-se às especificidades da legislação e o cuidado com o processo produtivo é fundamental para garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor.

Lidar com a produção de alimentos é dedicar-se a um dos segmentos da indústria que exige alguns dos maiores cuidados. Isso se deve porque a indústria alimentícia lida diretamente com a saúde do consumidor final.
Portanto, quando se fala em controle de qualidade no processo produtivo, fala-se também na responsabilidade de garantir a qualidade e a segurança para que o produto final esteja livre de qualquer tipo de contaminação, seja por fungos ou bactérias.
Assim, responder às regras higiênico-sanitárias é o primeiro passo para que a produção de produtos alimentícios atenda às necessidades da legislação e chegue na casa do consumidor com toda a qualidade e boa procedência. Mas, como você pode garantir a qualidade e a saúde de seu consumidor? É o que veremos abaixo com essas dicas que preparamos para você.
Não deixe de responder às especificidades da área
Cada tipo de alimento recebe uma normalização diferente, específica, mas existem normas que são comuns a todos os alimentos, como, por exemplo, o que diz respeito às embalagens e rotulagens. Os rótulos devem trazer os componentes do produto de forma clara e legível, já que essas informações são fundamentais para a saúde do consumidor.
Outro aspecto importante é a atenção ao armazenamento correto e conservação dos produtos alimentícios. Laticínios e produtos de origem animal devem ser mantidos refrigerados para evitar a contaminação e aumentar as chances de uma eventual intoxicação do consumidor.
Esteja em dia com as inspeções sanitárias
Para que uma empresa de produtos alimentícios possa funcionar legalmente é preciso seguir às normas higiênico-sanitárias exigidas pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A atenção a esse aspecto não se resume somente ao ambiente no qual acontece o processo de produção, manipulação e fabricação de produtos alimentícios. Paredes, chão, maquinário, teto, ou seja, todo o espaço que diz respeito à cadeia produtiva deve responder à legislação que regulamenta a limpeza na indústria de alimentos e sanitização do ambiente. E, por falar em sanitização, não deixe de ter atenção total a essa exigência da ANVISA.
Atenção ao processo de sanitização do ambiente
Existe uma diferença no que diz respeito à higiene dos ambientes e à limpeza industrial, principalmente nos locais que lidam com alimentos. A limpeza é o primeiro passo e compreende no processo de extinguir a existência de poeira, sujeira, terra ou outros corpos estranhos à cadeia produtiva.
Já a segunda etapa se dá com um desinfetante industrial, próprio para eliminar micro-organismos, como fungos e bactérias. Entretanto, há uma diferença fundamental entre desinfetante e sanitizante industrial. Os sanitizantes tem uma capacidade de atuar somente fungos, enquanto os desinfetantes eliminam 100% dos fungos e bactérias que podem causar danos à saúde de seu consumidor.
No Brasil, somente o SaniAire, produzido pela Norpacific, é um desinfetante industrial. Produzido com tecnologia azeotécnica, o SaniAire não usa pólvora no processo de desinfecção, o que garante a segurança dos envolvidos e da comunidade no entorno. Além disso, o SaniAire elimina os odores e purifica o ambiente utilizando óleos essenciais.
Fique atento às especificidades da legislação relativa à produção de produtos alimentícios. Essa prudência garante não só a qualidade de seu produto, mas também a saúde do seu consumidor.
Comments